Coordenador : Maria Gabriela Scotto
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389773.2199.82038.23022023
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O Cineclube é aberto para toda a comunidade (jovens e adultos) de Campos dos Goytacazes e dos municípios vizinhos. Estimula-se, também, a participação dos alunos, docentes, pessoal administrativo e técnicos do ESR/UFF Campos, bem como das outras instituições de ensino locais. Cabe destacar que ao longo destes anos (o Cineclube começou suas atividades em 2011) se consolidou um grupo mais ou menos estável de cineclubistas, engajados com os objetivos do projeto e que vem demostrando um forte potencial multiplicador.
Local de atuação: - As sessões mensais do cineclube ocorrem na sala Multi-Uso do Instituto de Cs. da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR/UFF Campos). A capacidade da sala é para 60 pessoas. Eventualmente sessões com público estimado acima de 100 pessoas são realizadas na sala de cinema da UENF. - Conforme demandas, são realizadas sessões ïtinerantes em assentamentos, escolas e junto a ONGs e organizações populares em diversos municípios do Norte Fluminense, na cidade de Rio de Janeiro e em Niteroi. Como aprendizado dos anos de pandemia, introduzimos também sessões on-line o que nos permite atingir um publico muito mais amplo, com participantes de vários estados do país e inclusive do exterior. - O Cineclube vem participando ativamente, também, em eventos acadêmicos externos, na UENF, UFRJ, assim como na UFF em Niteroi.
Objetivo
Objetivo geral: - Problematizar e debater junto à sociedade, através de filmes e documentários, os problemas socioambientais atuais, entendendo os impactos sociais e ambientais negativos do atual modelo de desenvolvimento e como estes atingem diferenciadamente grupos sociais. Pretende-se contribuir, desde uma perspectiva antropológica, ao questionamento da forma desigual e injusta em que se distribuem as externalidades ambientais, atingindo aos grupos mais vulneráveis social e ambientalmente. Objetivos Específicos: - Recorrer ao cinema e a outros recursos audiovisuais para problematizar e questionar a forma desigual em que se distribuem as externalidades ambientais, atingindo aos grupos mais vulneráveis social e ambientalmente. - Contribuir com a população da cidade de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos para analisar e compreender os processos sociais e econômicos atuais no Norte Fluminense desde uma perspectiva socioambiental; - Ampliar o diálogo entre universidade, a comunidade local, os movimentos sociais, ONGs, poder público e demais instituições locais; - Identificar outros cineclubes com tematicas e objetivos similares com os quais estabelecer futuras parcerias e trocas; - Despertar, principalmente, nos estudantes e jovens o espírito cineclubista como espaço de reflexão coletiva e trabalho em equipe; - Fortalecer o curriculum da curso de ciências sociais na suas interfaces coma a temática ecológica e a educação ambiental crítica.
Resumo
Em 2011 iniciou suas atividades o Cineclube Socioambiental Campos com o objetivo de problematizar junto à sociedade, através da exibição e análise crítica de filmes e documentários, temáticas que abordam os impactos sociais e ambientais negativos do atual modelo de desenvolvimento como, por exemplo, os causados pelos grandes projetos de infra-estrutura, assim como por outras atividades econômicas associadas à promoção do desenvolvimento. Pretende-se contribuir, desde uma perspectiva crítica, para a compreensão da forma desigual e injusta em que se distribuem as externalidades ambientais, atingindo aos grupos mais vulneráveis social e ambientalmente. Para atingir esse objetivo, recorremos ao formato cineclube concebido como um espaço político e educacional que estimula a reflexão e o debate; desenvolve a formação de um olhar ecológico, sensível às relações das sociedades com a natureza em volta; e promove a participação democrática. Ressaltamos a relevância de através da exibição de filmes e documentários sobre assuntos socioambientais contemporâneos estender o olhar para outras formas, ecologicamente mais equilibradas, de uso da natureza e dos territórios. Em 2022 começamos a trabalhar a partir do potencial imagético, narrativo e crítico da ficção científica para convocar e dialogar com adultos e adolescentes. Em 2023 sistematizaremos um acervo de curtas de ficção científica para serem utilizados no Ensino Medio. Mais informações no blog do cineclube, disponível em: http://cineclubesocioambiental.blogspot.com.br/